Tema JRA: Água e Mar

Água – Recurso para a Paz e um Futuro Sustentável

Água – Recurso para a Paz e um Futuro Sustentável

O Dia Mundial da Água comemora-se a 22 de março e é uma data destinada a destacar a importância deste recurso para a vida dos seres vivos. A origem do Dia Mundial da Água remonta a 1992, quando a ONU recomendou a sua criação, durante a Conferência das Nações Unidas sobre” O Ambiente e Desenvolvimento”, no Rio de Janeiro, no qual estiverem presentes os líderes governamentais, as ONGs e a população civil com o objetivo de alcançar um desenvolvimento económico sustentável que tivesse em consideração a conservação do ambiente. Em 1993, a ONU declarou, oficialmente, a celebração deste dia.

A celebração do património esquecido

A celebração do património esquecido

Durante o dia 22 de março, em Braga celebrou-se o Dia Mundial da Água com uma visita ao parque das sete fontes, património que por sua vez foi salvo por um momento cívico.Ao longo do dia sensibilizou-se o público para a importância da água e da proteção do monumento.

Recolha de lixo na praia da Foz do Lizandro

Recolha de lixo na praia da Foz do Lizandro

No dia 16 de março, professores, alunos e seus familiares da Escola Secundária José Saramago uniram-se para a preservação do ecossistema costeiro, participando na recolha de lixo da praia da Foz do Lizandro. Com a coordenação da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) em colaboração com o projeto Eco-Escolas, a iniciativa visou a remoção de resíduos e a sensibilização para as consequências do lixo marinho na biodiversidade do planeta, assim como a promoção de práticas sustentáveis.

Um Exemplo de Mudança: Uma Beata Não Tem Graça

Um Exemplo de Mudança: Uma Beata Não Tem Graça

Numa iniciativa comunitária que mobilizou todo o Agrupamento 63-Graça pelas ruas da freguesia de São Vicente, em Portugal, a urgência de enfrentar a poluição causada por beatas tornou-se clara. No espaço de apenas uma hora, foram recolhidos uns impressionantes 20 litros de beatas, equivalendo a cerca de 4000 beatas. Este evento, apoiado pelo Departamento Nacional do Ambiente, não só alertou para os perigos ambientais das beatas, mas também destacou o poder da ação comunitária na proteção do meio ambiente.